terça-feira, 12 de junho de 2012

Poupar nas comunicações

Poupar nas comunicações

As tarifas triplas, com televisão, telefone e Net, ficam mais baratas do que os serviços em separado. Com o VoIP faz chamadas entre PCs sem custos adicionais.

Alguns conselhos antes de contratar um operador triple-play:
  • pondere a quantidade de canais, o uso que faz da Net e do telefone, pois a escolha de um perfil acima das suas necessidades pode ficar desnecessariamente mais caro;
  • verifique as operadoras na sua zona e compare preços. Nas nossas análises, as diferenças para alguns perfis ultrapassam os € 25 por mês;
  • se lhe propuserem promoções, estude as condições. Por vezes, os descontos só se aplicam às primeiras mensalidades. Informe-se sobre todos os custo, como instalação, ativação e caixa descodificadora (set top box);
  • pergunte se há contrato de fidelização e qual a duração. Atenção: se desistir antes do final do prazo, paga penalização. Por exemplo, se está a pensar mudar de casa.
Nas chamadas telefónicas para a rede fixa ou móvel, o VoIP pode ser interessante, sobretudo, para o estrangeiro: os preços são inferiores aos de roaming. Aquela tecnologia permite telefonar através da Net. Só precisa de um computador com acesso à banda larga. Saiba qual o fornecedor mais barato para si. Se tiver um telemóvel de terceira geração ou com Wi-Fi, também pode utilizar o VoIP. No segundo caso, ao ligar-se a uma rede sem fios em casa ou num hotspot gratuito, poupa no acesso à Net.
Telemóvel: poupe centenas de euros por ano
Trace o seu perfil em número de telefonemas por mês, redes, incluindo a fixa, duração e quantidade de sms e mms. Com estes dados, encontra o operador e a tarifa que melhor se adequa aos seus hábitos de comunicações no nosso simulador.

Dicas para acertar no tarifário
  • Um tarifário de grupo pode ficar mais barato se costuma ligar para um número restrito de contactos ou faz muitas chamadas para quem tem esses tarifários. 
  • Um plano pré-pago é mais adequado para a maioria dos utilizadores do que um pós-pago. O custo é inferior e permite maior controlo sobre os gastos. Também dispensa o contrato com o operador.
  • A maioria dos tarifários pré-pagos tem carregamentos obrigatórios, mas alguns permitem abastecer apenas quando precisar. Cuidado com os que alegam não ter carregamentos obrigatórios, pois podem praticar subtarifários, mediante carregamentos. E se não o fizer nos montantes e prazos fixados, perde o acesso aos preços mais baixos.
  • Se optar pelo pagamento por fatura e fizer um consumo mais intensivo de chamadas e mensagens, pode compensar um plano pós-pago.
  • Antes de comprar um telemóvel por um preço mais baixo através do sistema de pontos ou plano pós-pago, pense três vezes. O compromisso de permanência é de 18 a 24 meses.

Sem comentários:

Enviar um comentário